Translate

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Pão de iogurte,mel e sementes de funcho

Gosto imenso de pão,do aroma que fica na casa quando está acabado de cozer, do sabor, da côdea estaladiça, enfim de o saborear assim simples ou com manteiga ou doce caseiro. A minha máquina de pão avariou  de novo e, desta vez, já nem  tinha "cura". No entanto não comprei outra, pois tenho a minha máquina de eleição- a Bimby- e é nela que tenho feito os meus pães. Este pão , cuja receita tirei de um dos meus livros de culinária " 200 receitas de pão" é verdadeiramente delicioso, levemente adocicado e aguenta fofinho durante uns dias ( isso se durar tanto tempo assim).


Ingredientes:
200 ml de água
150 ml de iogurte grego
4 colheres de sopa de mel
30 gr de manteiga
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de sementes de funcho, grosseiramente esmagadas
500 gr de farinha de trigo T65
1 saqueta de fermento ( usei Fermipan)



Na máquina de pão, programe o tamanho para 1 kg e escolha o programa normal.

Na Bimby: colocar a água, o iogurte, o mel, a manteiga, o sal, o funcho e o fermento e programar 1 minuto, temperatura 37º, velocidade 3. Juntar a farinha e bater 30 segundos, velocidade 5 e 3 minutos velocidade espiga. Deixar levedar.

Untar uma forma de bolo inglês, colocar lá a massa e deixar que levede para o dobro. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, durante 40 minutos +-. Deixar arrefecer 5 minutos antes de desenformar.



Espero que gostem.

45 comentários:

  1. Adoro fazer pães Marcita, e gosto muito de massas que levam iogurte, eles ficam especialmente deliciosos. Adorei sua receita, ficou mesmo um belo e delicioso pão. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Márcia fiquei cheia de águas na boca...que vontade de provar, se tivesse aí, ia pedir-te uma fatia :) :)
    Bjocas
    Ione

    ResponderEliminar
  3. Esse pão além de fofo deve ser super aromático! Gosto tanto de pão acabadinho de cozer com manteiga :)

    ResponderEliminar
  4. Que delicia, eu também não fico sem minha maquina de pão. A gente fica viciadas nesse equipamentos. No tempo de minha mãe tinha que sovar o pão no braço, coitadas passavam trabalho.
    Bjos e tenha um ótimo dia.

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha de pãozinho nham nham, já ouvi dizer que quem tem Bimby tem tudo :) heheehhe

    A fatia com manteiga é para mim não é :D


    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Parece estar Muuuuuiiiiiiito Bom... Obrigada por partilhar essa DELICIA!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil).

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Ai paozinhoooo!!! E eu que gosto tanto!! Mesmo sem maquina, vai pra lista!!! Ponho aquelas maos a trabalhar!!!
    Pois eu sem provar, tb acho que isto nao dura mto para estar dentro de um saco de plastico!!! :)
    Imagino o saborzinho anisado do funcho!!! Aiii que tentaçao!
    BEijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  8. Que pãozinho tão bonito, deve ficar muito aromático com o mel e o funcho!
    Acho que este pão não dura muito :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Márcia querida,
    eu tbm amo fazer pães e quando ficam lindos
    e apetitosos assim é só elogios, o meu filho adora!
    Levo a sua receita, ficou perfeito!

    Bjs, fica com Deus ♥

    ResponderEliminar
  10. Parece delicioso!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Lindo e fofo seu pão Márcia e sendo com iogurte fica gostoso demais !!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Querida Márcia,

    É excelente esse pãozinho e as taus fotos mostram isso mesmo ! :)
    Tenho esse livro e já fiz esse pão, é fenomenal de facto, o problema é que a minha filha não gosta de funcho, por isso não repeti ainda !:)

    Ficou mesmo lindo, amiga ! :)

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  13. O aroma de pão fresquinho é mesmo delicioso! A minha máquina de pão também estragou e já faz até um tempinho que não faço pão aqui em casa. Este seu deve ficar bem gostoso!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderEliminar
  14. Que pão tão bonito e fofo, nada melhor que o cheiro de pão caseiro acabado de fazer pela casa!

    Está a decorrer um passatempo no meu blog: http://sweetmykitchen.blogspot.pt/2013/09/passatempo-3000-fas-no-facebook.html

    ResponderEliminar
  15. Minha querida Márcia,

    também tenho esse livro e ando agora a começar a testar as receitas de lá. esse também já está marcado para breve :)) e mesmo sem mfp fizeste um brilharete com o teu pãozinho!! Comigo aí não durava 1 dia!

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Que delícia, amiga!
    Pãozinho é tudo de bom, ainda mais se feito com todo este capricho!
    Beijos e ótimo dia!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Olá Márcia,

    eu adoro fazer pão em casa, sabe mesmo muito bem acabado de sair do forno, o seu ficou com muito bom aspecto e o interior fofo como se quer, está perfeito.
    Eu talvez compre este sábado a máquina para pão:)

    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Deve estar fantástico com essa combinação de sabores deliciosos.

    ______________________
    ♠ Ana Teles | Telita ♠
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  19. que tudo! hummm deu agua na boca...


    bjks


    blogdabiane.com.br

    ResponderEliminar
  20. Olá querida Márcia!
    O teu pão ficou excelente e parece ser fofinho, que delicia!
    Não tenho máquina de pão e quando os vejo aqui nos blogs fico
    com vontade de ter uma.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Que bom! Funcho com mel é uma combinação que me parece muito bem, parece bom até para comer sem nada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Adoro o cheiro do pão quente!
    E agora que chegam dias mais frescos sabe bem :)
    Mel, funcho e iogurte grego, que delícia Márcia.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Que pão mais maravilhoso e que saboroso e perfumado deve ser amiga!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  24. Olá linda, eu descobri o seu blog e adoro!
    As suas receitas são deliciosas
    Maravilhoso!
    Estou te seguindo e se quiseres convido-vos a visitar o meu blog
    RECELANDIA

    ResponderEliminar
  25. Boa noite, Márcia! Esta é um pão com um aspecto muito bom e uma mistura de sabores muito interessante!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  26. Menina o sabor e o cheirinho do mel fica
    no pão coisa que adoro hummm a cor dela é
    linda tbém vou amar fazer deve ficar bom demais

    Tenha um bom final de semana
    Bjussss

    Abraços com carinho

    └──●► ¸.·*Rita!!

    ResponderEliminar
  27. Márcia, este pão está com um aspeto!!!, que só apetece ser comido. Tenho a certeza que aqui em casa, não aguentava muito tempo.

    Beijos

    ResponderEliminar
  28. humm um paozinho mt bonito e fofinho e com mel esta perfeito gosto mt humm bjs bfs

    ResponderEliminar
  29. QUERIDA MARCIA
    Que pão lindo. Deve ser uma maravilha de pão. Passando para deixar um sincero e triste recado no meu blog. Dando apoio para amiga Marly Bastos ele perdeu o amrido dela. Apareça e deixe o teu carinho para ela. Um beijinho.
    Ana
    http://brisa-petala.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  30. Adoro as suas Receitas Minha Querida

    Um Beijo Grande e um Lindo Domingo
    Andrea

    ResponderEliminar
  31. Olá, querida , passei para agradecer sua visita, me desculpar pela demora pra está aqui, período de provas quase não me sobra tempo para o blog, mas sempre que possível, estou aqui com carinho. Márcia, suas receitas são perfeitas e fáceis de fazer. Não sou boa para fazer pratos, mas seguindo suas receitas, todos da minha casa gosta. Obrigada por compartilhar.
    Existe somente um momento para ser feliz. Esse momento é o PRESENTE, e tem duração do instante que passa. Aproveite todos os momentos da sua vida e seja muito feliz.
    Abraços da amiga Lourdes Duarte
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  32. Também já fiz e adorei é mesmo muito bom.
    O seu ficou lindo
    bjs

    ResponderEliminar
  33. Adoro pão a minha filha está aqui no
    lado babando.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  34. Márcia querida, que receita gostosa, parece ter ficado super fofinho! amo pão caseiro, com uma manteiguinha e aquele cafezinho coado na hora, hummmmm tudo de bom! Desejo uma linda noite e uma semana regada de boas surpresas! Bjo

    ResponderEliminar
  35. Márcia, eu adoro fazer pães e a receitinha já foi anotada...
    Bjssssssssss amiga e uma semana de paz e abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  36. Olá, Marcita,

    Este pão deve ficar mesmo maravilhoso, vou já salvar esta receita, preciso dizer mais? rsrs.

    Um beijo e boa semana!

    ResponderEliminar
  37. Nossa, deve ser uma delícia!

    http://bruh-correa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  38. Olá Marcia tudo bem?
    Menina estava aqui lembrando do sabor e do cheiro do pão que minha fazia e ela colocava semente de funcho, nunca fiz assim, me deu uma saudade, vou comprar para fazer o pão, ela colocava nas bolachas também. Não peguei com minha mãe a receita das bolachas que ela fazia com sal amoníaco. Já fizestes assim?
    Bjos e tenha uma ótimas emana.

    ResponderEliminar
  39. Passando para desejar uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  40. Olha que rico pãozinho doce!!! E a minha máquina do pão ali "dando sopa" ;)
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  41. Olá Márcia
    Eu também gosto muito de fazer o pão na bimby, de 15 em 15 dias saem 3 pães para cortar em fatias e congelar, depois de manhã é só retirar as fatias, descongelar no micro-ondas e parece acabado de fazer :-)
    Gostei muita da receita deste teu pão, as sementes de funcho devem ter dado um aroma fantástico
    Já ouvi falar desse livro do pão, mas ainda não o consegui encontrar :-) ando super curiosa

    Beijokas

    ResponderEliminar
  42. Querida Márcia,
    tal como tu adoro pão, adoro o cheiro que fica na casa, adoro vê-lo crescer, adoro tirá-lo do forno, queimar as mãos a petiscá-lo, cobri-lo com manteiga ou doce! E comer :)
    E que lindo que ficou o teu!
    Que combinação maravilhosa de ingredientes!
    Gosto mesmo!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  43. Márcia, querida, gosto muito de pão e do jeito dessa fatia da foto: com manteiga ou margarina. Esse pão de iogurte e mel deve ter um sabor único. Aguçou minha curiosidade. Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  44. Delilicias

    Márcia este pão deve ser uma dádiva dos Deuses, eu também adoro pão feito em casa, vou levar a receita comigo ;)
    Bjnhs

    ResponderEliminar