Translate

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Bolo salgado de beringela


Identifiquei-me com a amiga Dinha ( Pitéis da Dinha) quando ela disse que não morria de amores por beringela.No entanto ela fez e recomendou um belíssimo bolo salgado com beringela. Gosto imenso das receitas da Dinha e já fiz algumas, todas deliciosas.Resolvi,por isso, experimentar também e só me arrependi por ter feito metade da receita.Para a próxima vai ser a que vou deixar abaixo.



Cake de beringela ( do blog Pitéis da Dinha)

3 beringelas com casca e cortadas aos cubinhos
sal, pimenta e alho em pó q.b.
azeite q.b.

Levar as beringelas, num tabuleiro, ao forno a 180º durante 30 minutos. Reservar e deixar arrefecer.


5 ovos
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/2 chávena de leite
1 chávena de queijo parmesão ralado ( usei da Ilha )
2 chávenas de farinha
1 colher de sopa ( rasa) de fermento em pó
1/2 chávena de nozes picadas
1/2 chávena de azeitonas verdes picadas ( usei das pretas às rodelas)
pimenta q. b.
3 dentes de alhos picados ( não usei porque já tinha usado nas beringelas)


Preparação:
( usei a Bimby,mas pode ser feito na batedeira)

Bata os ovos com a manteiga durante 5 minutos, velocidade 5. Acrescente o leite , o queijo e a pimenta. Bata mais um pouco. A seguir misture a farinha com o fermento,mas não bata em demasia.
Junte por fim as nozes e as azeitonas e envolva tudo.

Unte uma forma com manteiga e forre com papel vegetal ( por precaução). Coloque lá a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 35 minutos ( ou até que fique cozido, depende dos fornos).



Desenforme e deixe arrefecer ( quase não consegui deixar arrefecer pois o cheiro que se espalhou na cozinha era maravilhoso!!)













































Uma delícia! Espero que gostem também.

22 comentários:

  1. Querida Márcia :)
    Gostei muito deste delicioso pão e será ele que vai levar-me a fazer pão...
    e os legumes encantaram-me. Nunca congelaste amiga??
    Bom apetite e beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida Márcia,
    Cá eu adoro beringela.
    Acho que, coitadinha, tem má fama, mas bem cozinhada, é deliciosa!
    Amei este bolo, pois adoro bolos salgados e o aspecto é mesmo fabuloso!
    Um beijinho minha querida,
    Lia

    ResponderEliminar
  3. Confesso que a única vez que comprei beringela, fiz-la grelhada e detestei. Como tinha comprado 2, gastei a segunda num bolo de chocolate e ficou óptimo, substituiu na perfeição a gordura do bolo. Assim em bolo salgado também me parece uma óptima sugestão, ficou com um aspecto delicioso :)
    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto muito de beringela! Mas nem sempre foi assim! Mas sou daquelas pessoas que acha que se deve dar uma segunda oportunidade às coisas e de facto ela conquistou-me! Também vi esse bolo e fiquei com muita vontade de fazer pois adoro bolos salgados. Só evitei por causa da dieta mas não consigo evitar mais! Amanhã vou comprar beringela para fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Costumo usar beringela recheada com carne picada ou atum, leva queijo e vai a gratinar que é muito bom.
    Este bolo salgado minha amiga não vou perder mesmo.
    Mais uma receita para se usar a famosa berinjela.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Confesso que sou mais de courgette, esse bolo ficou com muito bom aspecto

    ResponderEliminar
  7. Oi Márcia esse bolo de berinjela fica delicioso, bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  8. Oi Márcia
    Eu gosto muito de beringela mas nunca havia pensado em usá-la como recheio de uma torta salgada. Deve ter ficado saborosíssimo
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Olá amiga! Adoro beringela uso imenso recheadas, em tartes salgadas e guisados!Registei esta sugestão que deve ser deliciosa!
    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos!
    Ana Love Craft
    www.lovecraft2012.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Oi Márcia querida!
    Que bom que vc assim como eu, já "quase" virou fã de berinjela kkkkkk
    Fica mesmo delicioso esse cake, a receita é do curso EDUK, mas eu fiz logo assim que peguei a receita, e aprovei. Fiquei muito feliz em saber que vc também aprovou!
    Amiga, quanto ao meu post de hoje, o que mais me deixou chateada foi a cara de pau da pessoa ainda pedir p/curtir e compartilhar a receita com a foto, como se fosse dela. É muito abuso né? kkk
    Se fosse uma simples dona de casa que preparou a receita, gostou, mas que por algum motivo não pode tirar uma foto, eu até aceitaria. Por mim, não teria problema, mas como o blog tem o nome de "minhas receitas", acho que deveria postar receitas e fotos deles né?
    Enfim! kk
    Mais uma vez eu agradeço muito o seu carinho e amizade!
    Bjsss amiga querida

    ResponderEliminar
  11. Marcinha minha querida,
    Eu morro de amores por berinjelas, além de versátil são deliciosas!
    Esse bolo tem um aspecto delicioso, quando vi na Dinha claro que salvei
    pois amei!
    Eu fiz a receita das tuas bolachas de sementes, a receita é 10, breve
    postarei!

    Um maravilhoso fds pra vc e sua família!
    Bjs no seu ♥

    ResponderEliminar
  12. Olá, Marcita,

    Eu gosto muito de berinjelas, então, este bolo já tem muito para me agradar, rsrs. O aspecto dele também é muito apetitoso!

    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Marcia, aceitando prontamente seu convite vim conhecer o Prata da Casa, já confesso que gostei de várias sugestões que encontrei aqui, inclusive esse belíssimo bolo salgado, levo a receita, vou experimentar com certeza.
    Açores pertence a Portugal? Estive apenas em Lisboa, gostei muito e um dia voltarei a visitar o país, assim espero.
    Seja sempre bem vinda no Abóbora Menina.
    Bj e um ótimo final de semana.

    ResponderEliminar
  14. Olá Márcia!
    Que sugestão deliciosa para usar a beringela, esse legume que tantas vezes desdenhamos mas que quando usada e combinada de forma correcta funciona lindamente. Este bolo ficou bastante apelativo e irei lembrar-me dele quando voltar a ter beringelas do quintal do meu sogro. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Querida Marcia que bom te visitar
    saio dqu cheia de vontade humm a delicia
    é ,,,,,,,ai que fomeeeee

    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

    ResponderEliminar
  16. Nossa que delicia, nunca pensei num bolo de beringela. Amei a sugestão.
    Me visita
    Beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  17. Boa noite Márcia
    As receitas da Dinha são ótimas,já fiz algumas e sempre dão certo.Seu bolo ficou com aparência apetitosa,com certeza delicioso.
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Bela receita...por aqui adoramos, mas faço antepasto...Bjus

    ResponderEliminar
  19. É a segunda vez que esse bolo me capta a atenção! Fofinho e delicioso :)

    ResponderEliminar
  20. Bem, deve ser tão bom!!
    Adoro bolos salgados, e adoro beringelas, e a mistura com o queijo da ilha, nozes e azeitonas soa mesmo bem.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Bom dia, xará!

    Eu no entanto, amo berinjela! Não puxando pro alho, tá beleza! Apaixonei pela receita, dá água na boca e com nozes, ainda... Tô levando!
    Abração esmagador e lindo dia.

    ResponderEliminar