Translate

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Empadinhas de aproveitamentos

Com umas sobras de carne assada, fiz umas deliciosas empadinhas e, deste modo, nem a carne se perdeu,nem voltamos a comer mais do mesmo ( é que só com dois cá em casa, a comida tende a render muiiiitoooo). A receita foi da minha querida amiga Rosa do delicioso blog " Saberes com sabores". Tal como ela diz citando Lavoisier " na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".


Recheio:  ( podem usar este aqui ou qualquer outro à vossa escolha)

Massa:

250 gr de farinha
200 gr de manteiga à temperatura ambiente
250 gr de puré de batata



Esfarele a farinha com a manteiga e acrescente o puré de batata. Esta massa não deve ser amassada, os ingredientes devem apenas ser esfarelados com as pontas dos dedos ( OK, usei a Bimby,uns segundos( poucos, 2 ou 3) no turbo, até estar tudo ligado).

Forrar forminhas de silicone com pedacinhos de massa. Se esta estiver a pegar aos dedos, usar um pouco de farinha para poder tender. Devem ficar com uma espessura de 5 mm no mínimo.

Rechear com a carne.


Tapar as empadinhas com uma tampinha de massa:

-na mesa enfarinhada, estender a massa calcando com a palma da mão. Com um cortador ou um copo, corte círculos e coloque-os sobre as empadas  pressionando um pouco.


Pincelar com gema de ovo e levar ao forno pré-aquecido a 170º nunca menos de 30 minutos , até ficarem douradas.































































































A massa é leve e deliciosa. Espero que gostem.

15 comentários:

  1. Eu ontem bem vi estas lindas empadas no facebook e fiquei logo de olho nelas, estão mesmo apetitosas e perfeitinhas Márcia! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Não tenhas a menor dúvida, nada se perde e tudo se transforma! E olha que as sobras de refeições muitas vezes se transformam em algo melhor que a própria refeição! Essas empadas estão mesmo a sorrir para mim! Tenho de experimentar essa massa que acho um máximo! Olha, ontem saiu mais uma remessa das tuas queijadas de inhame! Tenho convidados hoje que nunca comeram tal coisa e vou surpreendê-los para acompanhar o café! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Márcia,
    estas empadinhas têm mesmo bom aspecto, acho que levava já uma (no mínimo) ;)
    Também tenho essa frase como inspiração, nunca deito comida fora (que esteja em bom estado, claro) e tento sempre aproveitar tudo ao máximo. E hoje em dia cada vez faz mais sentido...
    Beijinhos,

    Marta
    https://ostrabalhosdamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Márcia, minha querida :)
    Podes dizer: são sempre um sucesso e a leveza da massa pede pede que se coma... mais uma.. duas..
    Obrigada pela partilha e pela presença constante que me dedicas. Fico muito feliz e grata, pela tua amizade.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  5. E que belo aproveitamento que tu fizeste, ficaram com um ar maravilhoso!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Márcia minha querida,
    Sou apaixonada por empadinhas, as tuas estão perfeitas!
    A massa é show amei!

    Beijinhos e um maravilhoso fds junto a sua família! ♥

    ResponderEliminar
  7. Este tipo de salgados são óptimos para os aproveitamentos :)
    Tão bom!!!
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Também gosto de aproveitar o restos de carne, fazem-se refeiçôes deliciosas.
    Essas empadinhas devem ter ficado uma delicia
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. O aspecto destas empadas é uma delícia mas o que mais me chamou a curiosidade é a massa, vou levar a receita :)
    Beijinhos e bom fim de semana ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  10. Hummmm, manda umas p/mim amiga!
    PAGO BEM! kkkkk
    Bjssss e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  11. Olá Marcita,

    Gostei muito desta massa que é mista (farinha + purê). Por cá é mais comum a massa só de farinha ou de purê (e neste caso chamamos o prato de empadão, rsrs).

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  12. Márcia minha querida,
    Eu adoro empadas, sejam elas do que forem e estas tuas estão lindas, mas sendo receita da nossa querida Rosa, o sucesso é garantido.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  13. Marcia, tenho o mesmo problema - sobra sempre comida porque somos, quase sempre, só dois. Gostei das empadinhas. Vou esperar as sobras de carne e de puré de batata.
    Beijo

    ResponderEliminar
  14. É uma ótima lei para aplicar à culinária :D Sob a forma de empadinhas essas sobras ainda ficaram melhores!

    ResponderEliminar