Translate

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Pão de ló de laranja ( orange sponge cake)

Fiz este bolo para o aniversário do meu marido. Contei,de novo, com as minhas ajudantes de eleição, a minha mãe e a Bimby, rsrs. Como não podia deixar de ser, este é um bolo simples e de fácil execução e tem a grande vantagem de ser dos preferidos do meu marido. A receita já é antiga aqui no blogue e é de novo do Taste of Home.

























Ingredientes:
6 ovos ( claras separadas)
1 1/3 de chávena de farinha
1 1/2 de chávena de açúcar
1/4 de colher de chá de sal
1/ 2 chávena de sumo de laranja ( 1 laranja)
raspa de laranja
3/4 de colher de chá de cremor tártaro ( compra-se nas drogarias)

Modo de fazer:


1º- Ralar o açúcar com as cascas de laranja ,1 minuto, vel 8.

2º-Bater as gemas com o açúcar 5 min, vel 5, até ficar um creme espesso e esbranquiçado.
3º-Juntar o sumo de laranja e bater mais 3 minutos.
4º-Juntar  a farinha e envolver na vel 4.

5º- Bater as claras em castelo e juntar o cremor tártaro até formarem picos.

6º- Misturar delicadamente a massa com as claras.

7º- Por a massa numa forma de buraco sem untar ( isto é mesmo importante: a forma não deve ser untada. A primeira vez que fiz este bolo untei a forma e ,claro que depois de cozido desenformou-se num instante, mas a ideia não é essa. Ficou um pouco enqueijado. O que se pretende com esse bolo é uma massa leve e fofa. Assim, depois de cozido deve ficar voltado ao contrário para que a gravidade vá atuando).


Fica assim de "cabeça para baixo" durante uma hora +-.  Depois é só passar uma faca à volta dos lados e do centro. Agitar vigorosamente e cá está:


Cobri com uma forra simples de chocolate, uma vez que era o bolo dos anos.

Forra:

100 gr de chocolate culinária
2 colheres de sopa de óleo de coco

Levar ao micro-ondas durante 1 minuto, tendo o cuidado de ir mexendo de vez em quando para não queimar. Cobrir o bolo.

















































Espero que gostem.

10 comentários:

  1. É um bolo bem fofo e com um aspeto fantástico! Esse truque da forma é bastante interessante! Fiquei cheia de vontade de experimentar! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bolo mais fofo, deve ser muito bom! Por acaso nunca fiz um pão de ló este com sabor a laranja deve ser maravilhoso! Adorei a maneira de desenformar o bolo. :) Parabéns ao marido! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Deve ser bem bom! Engraçado o teu truque... Eu é tirar do forno e desenformar!!!
    Hei-de experimentar.

    Beijinho

    Postigo dos meus doces

    ResponderEliminar
  4. Olá, minha querida amiga!

    Este bolo é bem do tipo que eu também aprecio: simples e fofo (e, com certeza, saboroso também). Achei o teu muito bonito, altinho e visivelmente aerado, rsrs.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  5. Oi Márcia!
    Fiquei curiosa com o modo de desenformar. Acho que vou fazer amanhã kkk
    Comprei o cremor de tártaro e ainda não usei. Com certeza estava guardando p/esse bolo kkkk
    Bjssss amiga
    Bjsss

    ResponderEliminar
  6. Ola amiga agora fiquei
    Curiosa como dinha hehe deve ser super bom exta com um aspecto mt bom adorei vou ver se o faço um dia destes obrigada pela partilha mil bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Márcia!
    Que pena essa delicia não chegar aqui.
    Bela dica para desenformar bolos,desconhecia.
    Esse pesinho já está 100%
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que bolo super fofo Márcia, além de ter ficado muito lindo também, adorei!! Beijão

    ResponderEliminar
  9. Tem bom aspeto...já comia uma fatia!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar